Glossário

No modo Meteo, os ponteiros sobrepõem-se para indicar a tendência meteorológica. A vantagem do barómetro é que permite indicar a pressão atmosférica relativa. Esta pressão relativa é indicada em hectopascais.

As alterações do tempo estão ligadas às variações da pressão atmosférica. Quando a pressão atmosférica sobe, o céu fica limpo. A zona é, então, denominada de "alta pressão" ou "anticiclone". Quando a pressão atmosférica desce, o céu fica encoberto. A zona é, então, denominada de "baixa pressão" ou "depressão".

O programa do T-Touch Connect Solar tem em conta a variação da pressão atmosférica nas últimas 6 horas, para calcular a tendência a indicar. Adicionalmente, a variação de pressão inerente a uma alteração rápida de altitude é detetada pelo relógio e automaticamente compensada. Portanto, a sua influência na tendência barométrica é mínima. O mostrador digital do T-Touch Connect Solar apresenta os valores das pressões atmosféricas absoluta e relativa em hectopascais [hPa]. A pressão atmosférica absoluta é a pressão real na hora e no local em que a medição é obtida e não pode ser alterada. A pressão relativa é um valor ao nível do mar deduzido a partir da pressão atmosférica absoluta local. Os barómetros e os mapas meteorológicos indicam os valores da pressão relativa. O valor da pressão relativa depende da zona climática indicada e pode ser calibrada no relógio. A calibragem da pressão relativa está relacionada com a altitude.

Intervalo de medição:

pressão absoluta: 250 hPa a 1200 hPa

pressão relativa: 950 hPa a 1100 hPa

Precisão:

pressão absoluta: ± 3 hPa

Pressão relativa:

muda consoante o altímetro

Resolução:

1 hPa

Conversão das unidades:

1 hectopascal [hPa] = 1 milibar [mb]