Glossário
No modo de bússola, o relógio indica o norte magnético. Estão disponíveis outros modos de visualização, como a indicação do norte geográfico ou a direção azimutal.
Num mapa geográfico do mundo, as linhas verticais (meridianos) convergem para o Polo Norte geográfico (Ng), indicando a sua direção. A agulha de uma bússola normal, que é frequentemente vermelha, aponta para o Polo Norte magnético (Nm). O ângulo (α) entre estas duas direções, Ng e Nm, tem a designação de declinação magnética. Assim, o valor da declinação magnética depende da sua posição no globo.
Adicionalmente, o Polo Norte magnético desloca-se permanentemente. Assim, o valor da declinação magnética também depende da data. Quando é definido o valor correto para a declinação magnética (para o local e a data), automática ou manualmente (consulte o procedimento de definição na secção "T-Touch"), o ponteiro dos minutos do T-Touch Connect Solar aponta para o norte geográfico (gN). Quando a declinação magnética é reposta a zero, o relógio aponta para o norte magnético (Nm).
Os valores e as datas de declinação magnética são apresentados em mapas topográficos ou podem ser consultados através de softwares específicos disponíveis online.
Para todo o mundo: www.ngdc.noaa.gov/geomag/calculators/magcalc.shtml
Precisão: ± 8°
Resolução: 1°
Nota 1:
Para uma indicação mais precisa do norte, mantenha o relógio tão horizontal quanto possível.
Nota 2:
A função de bússola, como para qualquer outra bússola, não deve ser utilizada junto a qualquer corpo metálico ou magnético e deve ser utilizada, de preferência, no exterior. Em caso de dúvida, pode recalibrar a bússola.